domingo, 13 de outubro de 2013

Mix de Marketing - Riachuelo

Olá, pessoal. Tudo bom?
Que tal aprendermos um pouquinho sobre Mix de Marketing?
Não tem nada de complicado, é super simples. Se interessou? Então vem com a gente. =D


O que é Mix de Marketing?


O mix de marketing ou composto de marketing, mais popularmente conhecido como os 4P's, nada mais é que um conjunto de ferramentas estratégicas que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

(...) um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. (Churchill & Peter, 2000, p.20)

Peraí. Mas porque também é chamado de 4P's de marketing? 


É conhecido assim, porque essas ferramentas estratégicas são classificadas em quatro grandes grupos, são eles: Produto, Preço, Praça (ou canal) e Promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês Product, Price, Place and Promotion.

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça as necessidades e os desejos de um mercado. Produto não diz respeito apenas à bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.

É o desembolso financeiro, mais os custos não financeiros que está envolvido na adquisição de um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor para receber o conjunto de benefícios fornecidos pelo produto. (preço; descontos; prazos; condições de financiamento…)




Refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e outros. (promoção de vendas; publicidade; força de vendas; relações públicas…)



Representa os canais de distribuição dos produtos ou serviços aos consumidores de forma fácil e conveniente. Envolve a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. (canais; cobertura; estoque; transporte…).



Fácil de entender, né? Que tal agora tentarmos aplicar esse conhecimento fazendo uma breve análise  para encontrar os 4P's utilizados pela Riachuelo?

Produtos oferecidos pela Riachuelo estão relacionados a  um "mix" de seguimentos justificado por sua proposta de "Moda ao alcance de todos", sendo assim nas lojas encontramos seções de moda feminina, masculina, infantil, além de moda casa e calçados. Por meio do conceito "fast fashion" , que visa a agilidade na produção e distribuição das coleções, para garantir a rapidez na divulgação das novas tendências e geração de valor agregado para cada coleção.
Roupas Riachuelo

Como já é de proposta da marca popularizar a moda, os preços tendem ser acessíveis com estilo ao alcance de todos, sem deixar de lado a qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.

A promoção de suas coleções são feitas através de diversos veículos de comunicação. Campanhas publicitárias via comerciais de televisão, outdoors, catálogos, desfiles, redes sociais, blog, revistas, site...

Promoção Riachuelo

Praça: Possui um vasta quantidade de lojas espalhas pelo país, as quais tendem a ser sempre bem localizadas, em pontos estratégicos, como em shopping centers e grandes centros comerciais, de forma a estar sempre perto do consumidor.

Loja Riachuelo

Até a próxima postagem, Beijinhos ;*


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário